Ainda não é possível cravar decisão no 1º turno ao Governo do RN, diz diretor da Consult
Os números divulgados pela pesquisa TN/Difusora/Consult desta sexta-feira (30) apontam que a governadora Fátima Bezerra (PT) possui 54,27% das intenções de votos válidos para ser reeleita. Apesar da situação confortável, o estatístico e diretor do Instituto Consult, Paulo de Tarso Ferreira, alerta para o alto número de pessoas que ainda não definiram o voto para nenhum dos candidatos.
No RN, disputa presidencial fica estável
Pesquisa para deputado aponta elevado índice de indecisos; veja candidatos mais citados
Fátima lidera e Fábio assume o segundo lugar; cenário mostra empate técnico para Senado
Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal (93,5FM), o diretor da Consult explicou que a vantagem da governadora Fátima para vencer no primeiro turno é ampla, mas o número de indecisos e de eleitores que pretendem votar nulo ou em branco chega a 20,56%. O voto dessa parcela do eleitorado pode decidir se o Rio Grande do Norte terá ou não um segundo turno.
Paulo de Tarso utilizou como exemplo o quadro para a Presidência da República, onde somente 4% do eleitorado do Rio Grande do Norte não se decidiu. Segundo ele, a chance de mudança nos percentuais é pequena. Por outro lado, para a disputa pelo Governo, além do percentual ser maior, há um possível teto para o crescimento da governadora, que são os dados referentes à desaprovação do Governo.
Play Video
"Para esse cálculo (de votos válidos), a gente não leva em conta 20,56% que são brancos, nulos e indecisos, que podem mudar alguma coisa na eleição. Tudo dá uma boa vantagem à governadora, mas ela tem 43% de desaprovação. Ela pode ter um teto de crescimento diante dessa desaprovação.Então, toda atenção é pouca. Eleição se ganha nas urnas. A situação é privilegiada, mas tem que se ter atenção a esse eleitorado", ponderou Paulo de Tarso Ferreira.
Tribuna do Norte
Comentários
Postar um comentário