Moradores da Zona Norte de Natal, denunciam descasos e negligências nas UPAs da região e SMS afirma que pacientes deitaram no chão porque quiseram

Pacientes dormindo no chão da UPA Pajuçara | foto: reprodução

Da Agência Saiba Mais 

Os moradores da zona Norte de Natal estão sofrendo com descasos nas Unidades de Pronto Atendimento. As UPAs do Potengi e Pajuçara, duas das principais unidades de saúde que atendem a região, estão precarizadas, sem equipamentos e superlotadas.

Dia 21 de setembro, funcionários da UPA Pajuçara denunciaram, através das redes sociais, imagens de pacientes e acompanhantes dormindo no chão do hospital por falta de quartos e leitos disponíveis. Nas imagens, os servidores mostraram pacientes improvisando macas, pessoas doentes aguardando atendimento em cadeiras e até um paciente com infarto agudo do miocárdio, que tinha um acesso venoso, mas sem lugar para ficar e receber a assistência. Não só isso, os profissionais de enfermagem estavam sobrecarregados com pacientes com quadros psiquiátricos misturados com outros diagnósticos, o que causava uma superlotação no serviço. 

Esses problemas não são exclusivos do bairro Pajuçara. De acordo com moradores ouvidos pela reportagem, a UPA do Potengi também está sucateada. 


Secretaria Municipal de Saúde afirmou que pacientes deitaram no chão porque quiseram


Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que todos os pacientes em atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) são alocados em leitos individuais e que os que deitaram no chão o fizeram por escolha própria:  

“A SMS esclarece que as imagens divulgadas da UPA de Pajuçara mostram alguns pacientes que durante o período da noite acomodaram-se no chão da unidade por opção própria, apesar de contarem com leitos disponíveis para o seu acomodamento, como mostra uma das imagens”.

Comentários